20 chaves educativas para 2020, segundo 50 mil pessoas

Porvir – 21/03/14 – 

Como utilizar a tecnologia de forma efetiva nos processos de aprendizado? Como se adaptar às necessidades sociais, econômicas e tecnológicas do século 21? Qual será o papel que vão desempenhar os professores, as famílias e os próprios estudantes nesse desafio? Para responder a perguntas como essas e entender como deveria ser a educação do século 21, a Fundação Telefônica promoveu entre 2012 e 2013 o Encontro Internacional de Educação, período nos quais mais de 50 mil pessoas participaram de atividades virtuais e também de eventos presenciais temáticos que ocorreram em nove países – Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Espanha, México, Peru e Venezuela.

Mais de 300 especialistas internacionais ajudaram a guiar as discussões em torno de nove grandes temas: relações entre sociedade, educação e trabalho; tecnologia e qualidade educativa; educação integral na era digital; o que ensinar e aprender na sociedade digital; o papel do professor; como liderar as mudanças nos centros educativos; o papel da família; educação permanente; e tendências educativas de futuro. Após cada rodada de debates, um relatório foi produzido para agrupar as conclusões.

Um documento final sintetizou os 18 meses de atividades. Nele, especialistas apontaram as 20 chaves educativas para 2020, que podem ser conferidas no infográfico abaixo. Desses temas, o Porvir selecionou cinco destaques e detalhou sua importância. Confira!

crédito Fundação Telefônica/ adaptação Regiany Silva/PorvirAs 20 chaves para o futuro da educação / Fundação Telefônica

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *