Videoaulas ajudam leitores a “entender” notícias de economia

Da Redação – O Estado de São Paulo – 24/03/2013 – São Paulo, SP

A preocupação do Banco Central com a inflação foi destaque ontem no portal do Estado. E quem entrou no site para se informar não encontrou apenas conteúdo jornalístico, mas também educativo. É que, agora, o estadão.com.br sugere aos leitores que assistam a videoaulas das melhores universidades do mundo para entender os conceitos abordados nas notícias.

A ferramenta foi desenvolvida pela start-up de educação Veduca e, por enquanto, roda apenas nas reportagens de economia. Depois funcionará em todo o site. Inflação, por exemplo, motiva sugestões de aulas de Economia da Universidade de São Paulo (USP) e das americanas Universidade da Califórnia em Berkeley e Universidade Yale.

Segundo a editora-chefe de Conteúdos Digitais do Grupo Estado, Claudia Belfort, essa relação entre aulas de grandes instituições de ensino e o conteúdo de um jornal não tem paralelo no mundo. `Estamos construindo com o Veduca e o leitor um caminho inédito`, afirma. Só na primeira semana da parceria, em meados de março, mais de 3 mil vídeos foram assistidos.

O leitor nem precisa sair do estadão.com.br para ver as aulas. Ao clicar no vídeo, a tela se expande e o conteúdo já começa a rodar. O internauta pode até compartilhar nas redes sociais o que está estudando e até pausar a exibição para retomá-la mais tarde. Para isso, precisa fazer um rápido cadastro no site do Veduca (www.veduca.com.br).

Democratização. A start-up foi criada há um ano pelo engenheiro aeronáutico Carlos Souza e três sócios, para democratizar o acesso à educação superior de alta qualidade no País. Hoje, a plataforma reúne 5.330 videoaulas de universidades de elite, sobretudo dos EUA, e palestras do TED. No site também há material das brasileiras USP, Unesp e Unicamp.

São 470 vídeos em português e 404 legendados. No mês passado, o Veduca recebeu um investimento do braço de educação digital da editora Macmillan e usará a verba para acelerar o processo de tradução das aulas, organizadas em 21 áreas do conhecimento.

Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Print this page
Print
Email this to someone
email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *