USP começa a ministrar cursos pela internet gratuitamente

Jornal da Globo – Edição do dia 11/06/2013 – Renata Ribeiro – São Paulo, SP

Universidades americanas e europeias já chegaram ao Brasil.

USP entra para valer no mercado de educação a distância.

A partir desta quarta-feira (12), a USP, a maior universidade da América Latina, começa a ministrar cursos pela internet de graça, a exemplo das principais universidades do mundo.

Certificado não em Harvard, mas de Harvard. Pelo curso de epidemiologia, Camilo Saraiva começou a explorar o imenso universo da educação a distância. Agora, o médico se especializa em economia comportamental.

Universidades americanas, europeias e até mexicanas já chegaram ao Brasil. O conteúdo é quase 100% em inglês. A partir desta semana, a USP entra para valer no mercado de educação a distância com dois cursos: física básica e probabilidade e estatística.

“A gente teve uma preocupação muito grande de não perder qualidade, a qualidade do curso. Esse que está sendo oferecido agora, na parceria com a Veduca, tem a mesma qualidade que os alunos de engenharia têm aqui na Escola Politécnica”, afirma Guilherme Ary Plonski, professor de Engenharia de Produção da USP.

O Brasil tem a quinta maior população universitária do mundo, mais de 6 milhões de estudantes. É pouco. Só 13% dos jovens brasileiros de 18 a 24 anos estão matriculados em uma universidade.

“Educação totalmente gratuita. Nosso propósito é democratizar a educação. Qualquer pessoa que queira um certificado, que queira aprender esses conteúdos, no nível da melhor instituição de ensino da América Latina, que é a USP, já podem fazê-lo, através do Veduca”, afirma Carlos Souza, CEO da Veduca.

Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Print this page
Print
Email this to someone
email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *