Universidades antecipam percentuais de cotas


 Globo.com – Publicado:
Quarenta e sete institutos apresentam cronograma de aplicação da lei de cotas 

BRASÍLIA — Balanço do Ministério da Educação mostra que 47 universidades e institutos federais anteciparam o cronograma de aplicação da lei de cotas e reservaram, já neste ano, 50% das novas vagas para alunos e ex-alunos de escolas públicas. O percentual mínimo exigido por lei é 12,5%, com prazo de quatro anos para que as instituições atinjam o patamar de 50%.

Das 101 instituições que aderiram ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu), em que a nota do Enem substitui o vestibular, 47 fixaram cota de 50%, reservando 20 mil vagas para cotistas. Uma delas foi a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).

Se tivessem seguido o percentual mínimo previsto em lei, teriam destinado 5 mil vagas para cotistas. Do total de 129 mil vagas disponíveis no Sisu este ano, 29% (37 mil) foram para cotistas, mais do que o exigido na lei para 2013.

O presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, Luiz Cláudio Costa, disse que a antecipação das metas não ameaça a qualidade acadêmica:

— O cotista está entrando com pontuação muito próxima à do não cotista. E isso é bom.

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/educacao/universidades-antecipam-percentuais-de-cotas-7643564#ixzz2LdrFfNWt
© 1996 – 2013. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Print this page
Print
Email this to someone
email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *