Pesquisa diz que 93% dos profissionais empregados se formaram em universidades particulares

Do R7

Dados são de estudo encomendado por sindicato das mantenedoras de instituições privadas
Pesquisa divulgada nesta quinta-feira (26) revela que 93% dos profissionais empregados se formaram em universidades privadas. O estudo, quarta edição da Pesquisa Semesp: Formação Acadêmica dos Profissionais, foi realizada no ano passado e revelou resultado superior às edições anteriores, de 2001 (77%), 2004 (76%) e 2008 (86%).

O levantamento, encomendado pela Semesp (Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo) à Toledo & Associados, foi divulgado nesta quinta-feira (26) no 15º FNESP  Fórum Nacional: Ensino Superior Particular Brasileiro, que acontece nestas quinta e sexta-feira (27) em São Paulo. Ainda de acordo com a pesquisa, os profissionais formados em instituições particulares estão sendo contratados em uma proporção que supera o percentual de formandos pelo setor (87%).

O estudo apontou ainda que o preço da universidade pesa pouco na escolha da graduação a ser cursada. Segundo a pesquisa, 96% dos entrevistados afirmaram que a decisão pelo curso não foi feita em função do valor das mensalidades. O fator financeiro, segundo a pesquisa, é apenas o quarto item na lista de prioridades que pesam na escolha do estudante.

Na análise feita pelo Semesp, houve um amadurecimento no mercado, somado a um aumento de oferta, permitindo que a escolha pela graduação se baseie na vocação pessoal (72%) e nas oportunidades que curso traz para a carreira (24%).

Outros itens que influenciam na escolha são influência familiar (7%), curso acessível financeiramente ou barato (4%), localização da faculdade (1%), já trabalhar na área (0,2%) e universidade reconhecida no meio acadêmico e profissional (0,1%).

A formação de nível superior é um fator importante de empregabilidade e de crescimento para a carreira profissional, informa a pesquisa. Para 82% dos profissionais das principais áreas do conhecimento ouvidos, o curso superior proporcionou mais oportunidades ou tantas quanto eles imaginavam ao se formar.

Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Print this page
Print
Email this to someone
email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *