Os estados onde há mais jovens atrasados no Ensino Médio

Fonte: Exame.com  – 29 de junho de 2015

Só 60% dos jovens estão na série compatível com a sua idade

Ter poucos jovens frequentando a sala de aula é um desafio que, aos poucos, vem sendo superado no país. Estima-se que 83,3% dos adolescentes de 15 a 17 anos estejam matriculados nas escolas. Há pouco mais de dez anos esse percentual era de 79%.

O problema, no entanto, é que muitos deles não frequentam as séries correspondentes à sua idade. É como se, a cada 100 jovens brasileiros, apenas 60 fossem alunos do ensino médio.

Por que isso é ruim? O atraso escolar pode fazer com que boa parte desses estudantes desista de concluir os estudos e, consequentemente, de entrar numa universidade.

Assim como em outros indicadores da educação, o percentual de quem consegue chegar ao ensino médio na idade certa varia muito de estado para estado. Enquanto em São Paulo quase 70% dos jovens de 15 a 17 anos estão no ensino médio, em Alagoas apenas 37% alcançam essa etapa de ensino.

A galeria a seguir mostra essas diferenças. Nela, o ranking dos estados foi organizado a partir dos dados de jovens matriculados no ensino médio na idade certa. A ordem começa com os estados com menor índice. Ou seja, os primeiros lugares são ocupados pelos que têm menos alunos numa série compatível à sua idade.

Há, ainda, informações sobre jovens nesta faixa etária que frequentam a escola – independentemente de estarem na série correta – e o percentual de alunos que conseguiram terminar o ensino médio com a idade certa.

Os dados, referentes a 2013, são do Ministério da Educação e aparecem no Anuário Brasileiro da Educação Básica 2015, organizado pelo movimento Todos pela Educação.

Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Print this page
Print
Email this to someone
email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *