Inep lança portal que explica resultado da Prova Brasil a professores

Will Soares – Do G1 São Paulo
 
Números do exame serão ‘traduzidos’ em linguagem pedagógica.
Portal Devolutivas Pedagógicas passa a funcionar nesta quinta-feira (5). 

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) inaugurou, na tarde desta quinta-feira (6), um portal na internet para que professores possam estabelecer melhor o nível de aprendizagem dos alunos da educação básica brasileira. A plataforma Devolutivas Pedagógicas das Avaliações Educacionais traduzirá, para uma linguagem pedagógica, os números do resultado da Prova Brasil, principal exame do país para avaliar a qualidade da educação básica. O endereço do novo site é http://devolutivas.inep.gov.br.

Em entrevista ao G1, Chico Soares, presidente do Inep, explicou que a plataforma foi pensada especialmente para o professor e vai facilitar a vida do docente na hora do planejamento pedagógico. “Quero chegar nas escolas e não falar de números. Quero falar: ‘seus alunos aprenderam isso e não aprenderam aquilo’. Este é o esforço que estamos fazendo. Ele já existia anteriormente, mas foi potencializado com a plataforma”, afirmou ele.

A Prova Brasil, conhecida tecnicamente como Avaliação Nacional do Rendimento Escolar (Anresc), é uma avaliação censitária, da qual participam as escolas públicas com pelo menos 20 alunos matriculados na 4ª série (5º ano) e 8ªsérie (9º ano) do ensino fundamental nas redes municipais, estaduais e federal.

Ela faz parte do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) do MEC, e é um dos indicadores usados para calcular o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), divulgado pelo governo federal a cada dois anos. A última edição do Ideb foi divulgada em 2014.

Explicação pedagógica
De acordo com o Inep, esta é a primeira vez que os professores e gestores escolares receberão um parecer quanto aos resultados da Prova Brasil. A explicação pedagógica dos números do exame vai ajudar a interpretar o nível de proficiência dos alunos em língua portuguesa, matemática e no entendimento da pontuação da prova.

Banco de itens
A plataforma também explicará os objetivos curriculares do banco de items, as questões que caem na Prova Brasil, e os conhecimentos e habilidades de que os alunos precisam para responder à questão corretamente.

Comparação nacional
O Portal Devolutivas Pedagógicas também vai possibilitar a comparação dos resultados da Prova Brasil entre escolas e regiões. A estatística vai permitir a contextualização de fatores como níveis socioeconômico e de formação dos docentes.

Acesso público
Apesar da linguagem mais destinada aos docentes, o acesso à plataforma será público, conta Soares: “A linguagem será pedagógica, mas está disponível para quem quiser. Para as famílias, no entanto, temos outras plataformas para dar informações que eventualmente se queira. Temos o Inep Data, que sintetiza informações de matrícula, e o Portal Ideb, que permite saber o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica de todas as escolas.”

Segundo o presidente do Inep ainda não há possibilidade de unir todas estas informações em um único portal.

 

Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Print this page
Print
Email this to someone
email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *