Governo de SP não irá adquirir livros em 2015 e 2016

Blog do Galeno – 28/07/15

Luís Antonio Torelli, presidente da CBL, participou de audiência com Herman Voorwald, Secretário de Educação de São Paulo, para questionar a decisão do Governo do Estado de cancelar as compras de livros para escolas estaduais.

O secretário de educação foi o único representante do setor público que recebeu a CBL. A entidade solicitou reuniões com representantes de outros entes federativos, que também cancelaram aquisições de livros, inclusive o Ministro da Educação que ainda não deu retorno ao pedido.

Herman garantiu que a Secretaria de Educação de São Paulo está com severas restrições orçamentárias e que a verba só é suficiente para merendas e transporte dos alunos. Além de afirmar que a secretaria não irá adquirir livros em 2015 e 2016, o secretário disse que neste período não acontecerá reposição de exemplares antigos.

Torelli estava acompanhado de Hubert Alquéres, vice-presidente e Mansur Bassit, diretor executivo da entidade. O encontro aconteceu ontem (15).

A Câmara Brasileira do Livro argumentou que os jovens das escolas públicas estaduais não podem ser privados do acesso aos livros, tão essenciais à sua formação e à constituição de uma sociedade melhor informada e mais preparada para lidar com os desafios contemporâneos.

Apesar dessa política de contingenciamento, a entidade continuará cobrando os órgãos Municipais, Estaduais e Federais.  “Cortar compra de livros que seriam distribuídos para escolas e bibliotecas em nome da crise é inadmissível. É justamente na crise que setores como educação e saúde precisam ser preservados. Lamentável”, destacou Torelli, presidente da CBL.

Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Print this page
Print
Email this to someone
email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *