Evasão e reprovação no Ensino Médio preocupam, reconhece ministro

Fonte: Jornal do Senado (DF) – 10 de abril de 2014

Henrique Paim reconhece que a etapa é a mais problemática da Educação brasileira

O ministro da Educação, Henrique Paim, reconheceu ontem que o Ensino médio é o setor com mais problemas e um dos maiores desafios da pasta. Os elevados índices de reprovação e evasão aliados a problemas de qualidade preocupam o ministro, que participou de audiência na Comissão de Educação (CE).

Para melhorar a situação, o governo aposta agora no Pacto Nacional pelo Ensino médio, que envolve uma série de ações com as secretarias de Educação dos estados para melhorar a formação dos Professores e coordenadores pedagógicos. Entre as metas, está o aumento de indicadores de proficiência em matemática, português e ciências. O ministro informou que todos os 26 estados brasileiros e o Distrito Federal já aderiram ao programa.

— É importante dizer que existe uma unanimidade no Brasil de que a gente precisa melhorar. Só que nosso problema, na realidade, é de qualidade e de inclusão. Logo no primeiro ano do Ensino médio, o índice de reprovação é de 30%, fator que está relacionado também à evasão Escolar. De 1997 para cá, conseguimos a inclusão de 5 milhões de estudantes. Fazer essa inserção com qualidade é o desafio.

Paim disse que a ampliação da jornada dos estudantes é outro ponto que vai receber atenção. Ele informou que, de 2010 a 2013, houve um crescimento de 139% no número de matrículas com jornada igual ou superior a sete horas.
— O Ministério da Educação investe R$ 2 bilhões por ano nesse programa.

O ministro também esclareceu a situação dos estudantes da Gama Filho e do Centro Universitário da Cidade (UniverCidade), descredenciadas em janeiro pelo Ministério da Educação. Segundo ele, cerca de 90% dos Alunos que entraram no processo de transferência assistida do ministério conseguiram migrar para outras instituições.

Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Print this page
Print
Email this to someone
email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *