Ensino médio terá currículo flexível

 Folha de São Paulo – de São Paulo 

Aluno da rede estadual escolherá disciplinas

A rede pública estadual de São Paulo deve ter currículo flexível para o ensino médio a partir de 2016. A mudança está prevista em projeto de lei, publicado nesta terça-feira (4), no “Diário Oficial” do Estado, e encaminhado à Assembleia Legislativa.

Contudo, de acordo com a Secretaria da Educação, essa implantação será gradual.

Nas escolas em que o novo modelo de currículo for adotado, os alunos poderão escolher as matérias que lhes interessem a partir do segundo ano do ensino médio. Apenas o primeiro ano manterá o currículo fechado.

O projeto, que ainda será votado pelo Legislativo estadual, estabelece 23 metas para a educação em São Paulo e inclui mudanças também no ensino superior, na educação profissional e o alinhamento à LDB (Lei de Diretrizes e Bases), do Ministério da Educação, no que se refere às séries escolares iniciais.

De acordo com o comunicado da secretaria, o Plano Estadual de Educação também estabelece a meta de alfabetizar crianças até o segundo ano do ensino fundamental, índice que estaria em 98,7%, entre alunos da rede pública do Estado.

“Nosso compromisso é manter e reforçar o ensino de disciplinas base do conhecimento, como língua portuguesa e matemática e, simultaneamente, ampliar as possibilidades curriculares do jovem”, afirmou, em nota, o secretário da Educação, Herman Voorwald.

Segundo tabulação da ONG Todos pela Educação, apenas 10% dos alunos do país se formam no ensino médio com conhecimento adequado em matemática, patamar com poucas variações nos últimos dez anos.

Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Print this page
Print
Email this to someone
email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *