Educação pede levantamento sobre ensino de direitos humanos

Câmara Notícias -Reportagem – Noéli Nobre – Edição – Patricia Roedel 22/03/2013

A Comissão de Educação aprovou na quarta-feira (20) o envio de consulta ao Ministério da Educação (MEC) e ao Conselho Nacional de Educação (CNE) para que façam um levantamento sobre como o tema dos direitos humanos está sendo abordado nos currículos das redes estaduais e municipais de ensino.

Atualmente, as normas educacionais consideram o tema conteúdo curricular, mas preveem para ele um tratamento transversal, com abordagem em diversas disciplinas.

Leonardo Prado
Gabriel Chalita
Chalita foi contrário à inclusão dos direitos humanos como disciplina escolar.

A sugestão da consulta foi apresentada pelo deputado Gabriel Chalita (PMDB-SP). Ele sugeriu ainda que sejam ouvidos os diferentes segmentos da comunidade escolar e órgãos responsáveis pela defesa dos direitos humanos.

Chalita foi relator, na Comissão de Educação, de um projeto de lei (PL 3400/12) do deputado Enio Bacci (PDT-RS) que inclui, obrigatoriamente, a disciplina “Direitos Humanos” no currículo das escolas públicas. Por orientação de Chalita, a proposta foi rejeitada, com o argumento de que os direitos humanos já são conteúdo curricular.

O relator disse ainda que adoção de diretrizes sobre determinados temas, em vez de disciplinas, valoriza a autonomia dos sistemas de ensino.

O PL 3400/12 será arquivado por ter sido rejeitado na única comissão de mérito que o analisou, a menos que haja recurso para sua análise pelo Plenário.

Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Print this page
Print
Email this to someone
email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *