Câmara analisa mudanças na legislação de direitos autorais

Câmara Notícias – 02/12/2013

Seis projetos de lei, em tramitação na Câmara, mudam a lei de direitos autorais. A legislação atual data do tempo em que a internet apenas engatinhava. Além da eeb, o tema envolve direitos de imagem, de autores e de herdeiros. E ainda a gestão coletiva de obras audiovisuais. Direito autoral é o tema da Reportagem Especial desta semana. A série trata ainda da PEC da Música e da polêmica a respeito das biografias, que também envolvem os direitos dos autores nacionais. Confira agora com Karla Alessandra.

A Lei de Direitos Autorais (9610/98) precisa ser modificada para acompanhar os avanços tecnológicos das últimas décadas. A lei vigente no Brasil é de 1998, ano em que a internet e as mídias digitais apenas começavam a existir.

Para modernizar a legislação vigente, a Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados vem debatendo o assunto com diversos setores envolvidos com criação e distribuição de obras intelectuais, artísticas e culturais.

A relatora do projeto que vai alterar a Lei de Direitos Autorais, deputada Jandira Feghali, do PC do B do Rio de Janeiro, dá uma ideia da complexidade do tema.

“Nós temos que atualizar porque a comunicação se altera, tem a questão da Internet, tem artes plásticas, tem direito de herdeiro, tem uma série de limitações de direito de autor. Ou seja, nós precisamos ampliar a possibilidade de uso das obras que não necessariamente tenham remuneração para o autor porque são com objetivo educacional, pesquisa sem uso comercial.”

Mas nem todos acreditam que a mudança na legislação seja capaz de resolver conflitos em relação a direitos autorais. Para o escritor Ronaldo Conde Aguiar, autor de vários livros, alterar a lei não é suficiente para garantir uma boa utilização das obras:

“Não precisa de lei deixando ou não deixando nada. As pessoas tem que saber agir sem que tenha uma lei que determine como as coisas devem ser.”

Para o deputado Jean Wyllys, do PSOL do Rio de Janeiro, seja qual for a modificação que será feita é preciso levar em consideração as mudanças tecnológicas.

“É fundamental que esse projeto de lei, esse relatório – seja o que a gente vai elaborar aqui , seja o que vem do governo que a gente não conhece ainda quais são os termos – que ele pense na tecnologia como mutante, em permanente transformação. Não adianta fazer uma lei datada que fale de uma tecnologia do momento e que não vislumbre a possibilidade de ela mudar no futuro.”

A Comissão de Cultura está analisando seis propostas que serão reunidas para compor a nova lei de direitos autorais. Entre os temas, estão o direito de imagem, a obrigatoriedade de emissoras de rádio e televisão de nominarem os autores de obras utilizadas em sua programação e a gestão coletiva de obras audiovisuais.

Acompanhe amanhã: a polêmica sobre a produção de biografias – que envolveu astros da MPB – está no Supremo e no Congresso Nacional.

Da Rádio Câmara, de Brasília, Karla Alessandra.
Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Print this page
Print
Email this to someone
email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *