Atlas do Desenvolvimento Humano mostra melhora da educação em metrópoles de SP

1/7/2015 -Da Agência Brasil

Em dez anos, o acesso à educação melhorou significativamente nas regiões metropolitanas de Campinas, da Baixada Santista e do Vale do Paraíba. A constatação foi feita a partir da divulgação dos dados detalhados dessas localidades no Atlas do Desenvolvimento Humano. Além das cidades paulistas, também foi lançada hoje (1º) as informações sobre a cidade de Maceió (AL) e os municípios.

Apesar da evolução ter sido mais expressiva nos indicadores de educação, também houve melhora nos outros itens que compõem o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano). Segundo a pesquisadora do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), Bárbara Marguti, foi observada ainda uma redução das desigualdades, tanto dentro das regiões metropolitanas, como entre as diferentes metrópoles.

— A gente vê que há avanços em todos os índices e subíndices da plataforma. A gente observa redução das disparidades entre as 20 regiões metropolitanas, entre as sedes das regiões metropolitanas e os IHDs dos municípios do entorno e redução de disparidade nas três dimensões do atlas: longevidade, educação e renda.

O IDH em educação é definido a partir da escolaridade da população em diferentes faixas etárias.

Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Print this page
Print
Email this to someone
email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *