Seis palestras inspiradoras sobre educação

Nova Escola – Camila Camilo

Selecionamos seis vídeos do projeto TED que reúnem experiências e ideias inovadoras sobre tecnologia, ensino e formas para tornar a escola mais atraente aos estudantes

Palestrantes do TED. Imagem: divulgação

Para refletir, conhecer melhor a realidade das escolas do nosso país e até aperfeiçoar sua atividade profissional, você, professor, pode utilizar um recurso barato e acessível: a internet. A reportagem“Melhore seu currículo online” , publicada na revista Veja, lista instituições estrangeiras que ofecerem variados programas de estudos. Além de cursos de extensão, especializações e até mestrado a distância, a web oferece um recurso útil e interessante para quem dá aulas: as palestras sobre educação do projeto TED, que são gratuitas e estão disponíveis a um clique.

Mas o que é o TED? É um projeto que começou em 1984 a partir de uma conferência na Califórnia (Estados Unidos), reunindo pessoas envolvidas em tecnologia, entretenimento e design (em inglês: technology, entertainment e design, de onde vem a sigla) para debater temas ligados às suas áreas. Com o crescimento da iniciativa, a variedade de assuntos abordados aumentou e o formato se consolidou: palestras de cerca de 15 minutos em que alguém compartilha uma história ligada à sua atuação, realidade ou especialidade.

As palestras são realizadas em  diferentes formatos, que mudam conforme a organização do evento.  O TEDx, por exemplo, é uma série de palestras locais ligadas a uma cidade, bairro ou região, organizadas de forma independente. Já o TED salon ocorre samanal ou mensalmente com pessoas já engajadas com o TED. Embora haja uma variação no modelo, todos os eventos da marca têm em comum o objetivo de dividir e divulgar ideias e boas experiências e, desta forma, inspirar as pessoas a também fazerem sua parte por um mundo melhor.

A equipe de NOVA ESCOLA selecionou seis vídeos do TED sobre Educação. Vários citam tecnologia e mostram que muitas práticas ao redor do mundo estão preocupadas em atingir e envolver os estudantes – sobretudo aqueles em regiões muito pobres – e tonar o aprendizado, ao mesmo tempo, atraente e relevante. Alguns dos exemplos selecionados destacam que o modelo convencional de escola não se adequa à vida e ao cotidiano de muitos estudantes, enquanto outros indicam que o fundamental mesmo é valorizar o professor. Todos os vídeos estão na lista abaixo.  Aproveite!

Adozinda Kuhlmann – Educação com entusiasmo (TEDxSP 2009)
No ano da gravação, Adozinda tinha 91 anos e já dava aulas de Língua Portuguesa há 73 anos
Fala sobre o quê? Sobre o lado bom da profissão e como a experiência de dar aulas é emocionante e enriquecedora
Por que é inspirador? Porque Adozinda é um exemplo de professora dedicada e apaixonada pelo o que faz. Seu lema é o entusiasmo e a persistência. No vídeo, ela compartilha um pouco do que viveu em sala de aula, como o caso de uma estudante com dificuldades para aprender a tabuada. Em dúvida sobre o que fazer, a professora recorreu ao pai, também docente, que lhe deu uma lição inesquecível: é preciso nunca desistir de um aluno com dificuldades para aprender.

Lea Fagundes- O aluno na cultura digital (TEDxPorto Alegre 2012)
Professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), coordenadora do Laboratório de Estudos Cognitivos (LEC) da faculdade e pioneira na aplicação das tecnologias aos processos educacionais no Brasil 
Fala sobre o quê? Sobre a importância do professor saber como o aluno aprende os conteúdos
Por que é inspirador? Porque Lea acredita que o professor deve saber quais são os processos cognitivos que permitem ao ser humano construir conhecimento. Segundo a pesquisadora, a inclusão digital pode auxiliar nesse processo. Porém, inclusão digital aqui não significa apenas colocar computadores na escola, mas incluir a escola na cultura digital, o que exige uma mudança de mentalidade e organização.

Iberê Thenório- É possível ensinar Ciências usando o youtube  (TEDxUnisinos 2012)
Jornalista e criador do site Manual do Mundo 
Fala sobre o quê? Sobre sua experiência como criador do site Manual do Mundo, um canal que reúne vídeos que explicam fenômenos científicos a partir de experimentos práticos
Por que é inspirador? Porque Iberê acredita que quando a escola estimula a aprender Ciências só para ir bem na prova, o aprendizado não ganha sentido. Ele crê que os vídeos educativos, que elucidam a Química e a Física que estão no dia a dia, “ensinam para dar poder”

Sugata Mitra- Novo experimento no autodidatismo (Ted Global 2010)
Pesquisador e ganhador do TEDPrize 2013, um prêmio que o TED concede a inciativas que considera transformadoras
Fala sobre o quê? Sobre alternativas para resolver a falta de bons professores e até de escolas em regiões muito vulneráveis
Por que é inspirador? Porquel Sugata Mitra propõe uma solução para um problema real: a ausência de instituições educacionais em lugares muito pobres, frágeis ou debilitados. Ele acredita que uma saída para o problema é estimular o autodidatismo. O pesquisador sustenta o que diz com experiências reais em países como África do Sul e Índia, onde deu acesso supervisionado à internet para crianças e viu que elas poderiam aprender muito quando têm acesso a um computador.

Charles Leadbeater- Educação inovadora nas favelas (TEDsalon London 2010) 
Autor de livros sobre inovação e criatividade
Fala sobre o quê? Sobre o exemplo de propostas educativas em lugares vulneráveis, onde é preciso atrair os alunos e não “empurrá-los” para as escolas
Por que é inspirador? Porque o palestrante dá o exemplo de organizações não governamentais e outras instituições educativas que conseguiram atrair os alunos em regiões muito pobres e debilitadas, onde o poder público raramente chega. Nesses lugares, a promessa da educação formal de “empurrar” o aluno para a escola, onde ele vai estudar para ao final de alguns anos conseguir um diploma, pode falhar, já que eles precisam de alternativas mais imediatas para o crime a pobreza. Segundo Charles, os exemplos citados (como o caso do ex-traficante carioca que mudou de vida graças a um programa que implementou computadores nas favelas e tornou o aprendizado mais interessante para os adolescentes) engajam os estudantes, coisa que a escola tradicional também deveria fazer

José Pacheco- Para que servem as respostas? (TEDxRio 2011)
Professor da Escola da Ponte, em Portugal
Fala sobre o quê? Sobre problemas na Educação no Brasil
Por que é inspirador? Porque apesar de ser português José Pacheco conhece a educação do nosso país e critica vários aspectos do sistema  brasileiro. Um exemplo é  o que o professor considera a excessiva  rigidez de algumas leis, como a regra que estabelece uma idade mínima para entrar na escola e faz com que, pela diferença de um dia, uma criança tenha que esperar o ano seguinte para começar a estudar.  Ele também reclama dos vários projetos que dão certo, mas não continuam devido às mudanças dos partidos que estão no poder.

 

 

 

 

Compartilhar no FacebookCompartilhar no Google+Tweet about this on TwitterImprimir esta páginaEnviar por e-mail

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *