A ABRALE – Associação Brasileira dos Autores de Livros Educativos – fundada em setembro de 1992, é uma associação civil sem fins lucrativos que tem, entre outras, as seguintes finalidades estatutárias:

  • contribuir para a elevação da qualidade do ensino brasileiro;
  • defender a dignidade profissional dos autores-educadores;
  • promover a integração dos autores de livros didáticos e paradidáticos representando-lhes os interesses junto às editoras, órgãos governamentais e entidades congêneres.

A ABRALE tem se firmado como interlocutora de órgãos governamentais em relação aos programas de compra de livro didático e, em particular, ao processo de avaliação conduzido pelo MEC. Tem rebatido as críticas generalizadoras da mídia sobre a má qualidade do livro educativo, ao mesmo tempo em que discute as condições para sua melhoria. A ABRALE ainda apresentou sugestões para a elaboração da nova Lei do Direito Autoral e elaborou o seu Código de Ética. Tornou-se também interlocutora da ABRELIVROS, representante das editoras, e da ABDR (Associação Brasileira de Direitos Reprográficos). Oferece aos associados um serviço de consulta jurídica para o encaminhamento inicial das dúvidas dos autores sobre contratos.

A ABRALE tem assumido o desafio de apresentar propostas que ampliem a discussão sobre a metodologia de ensino das diversas disciplinas. Tem ainda buscado novas formas de avaliação de livros educativos que sejam mais diversificadas e plurais do que aquelas que vêm sendo praticadas.

Para aperfeiçoar sua atuação, a ABRALE necessita da ampliação do seu quadro de associados, cuja participação nas assembléias é importante para o enriquecimento dos debates e busca de soluções para os problemas enfrentados pela categoria.

Compartilhar no FacebookCompartilhar no Google+Tweet about this on TwitterImprimir esta páginaEnviar por e-mail

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *