O desafio de transformar conhecimento em prática nas escolas

RCE Notícias – 18-06-2014

Um dos maiores desafios dos professores para promover o aprendizado é incentivar os alunos a relacionar teoria e prática e, pelo conhecimento, desenvolver competências e habilidades. Dentro de sala de aula, o docente precisa contextualizar o conteúdo com a realidade vivenciada pelo aluno e deve estar aberto a novos conhecimentos e estratégias como: fazer o uso de recursos tecnológicos, valorizar as habilidades de cada indivíduo, fazer conexões, entre outros.
Para tanto, o professor deve utilizar estratégias variadas de abordagem, do texto escrito aos vídeos, passando por atividades práticas e de pesquisa, sempre relacionadas com a realidade.

O estudante, por sua vez, também tem papel ativo nesse processo de relacionar o conhecimento com a prática. Para tanto, deve cultivar a curiosidade, a iniciativa, a pro-atividade, o espirito pesquisador e criativo além de saber trabalhar em equipe e aproveitar ao máximo as oportunidades e os recursos oferecidos.

Ampliando os conhecimentos e estimulando o interesse dos jovens pela educação é possível contribuir para a formação de cidadãos éticos, íntegros, competentes e honestos.

Compartilhar no FacebookCompartilhar no Google+Tweet about this on TwitterImprimir esta páginaEnviar por e-mail

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *