Editora promete trocar página com erros em mapa de livro didático

Do G1 Sorocaba e Jundiaí – 09/04/2014 

Escolas de Jundiaí deverão receber material até sexta-feira (11).
Páginas corrigidas já foram impressas, diz empresa.

Mapa com diversos erros chamou a atenção de mãe em Jundiaí  (Foto: Vanessa Marques/TEM Você)Mapa com diversos erros chamou a atenção de mãe em Jundiaí (Foto: Vanessa Marques/TEM Você)

A editora responsável pela impressão do mapa geográfico, com erros de grafia, sem a identificação do Distrito Federal e estados do nordeste, informou nesta quarta-feira (9) que as páginas foram corrigidas. De acordo com Kátia Smole, coordenadora do grupo Mathema, a substituição das folhas deve ocorrer até sexta-feira (11), em todas as escolas de Jundiaí (SP).

Os erros no livro didático chamaram a atenção de Vanessa Marques, de 34 anos. No livro, destinado para crianças do segundo ano do ensino fundamental, estava escrito “Minas Gertais” (Minas Gerais) e “Espíritu Santo” (Espírito Santo). Além disso, o Acre possui um acento no A (“Ácre”) e faltava a identificação de cinco estados da região nordeste: Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas e Sergipe, enquanto o Distrito Federal nem aparecia.
Erros chamam atenção em mapa em livro infantil (Foto: Vanessa Marques/TEM Você)Erros chamam atenção em mapa em livro infantil
(Foto: Vanessa Marques/TEM Você)

Vanessa conta que foi o filho de 7 anos que mostrou os erros na terça-feira (8). “Ele chegou em casa e folheamos o livro juntos. De repente, ele me disse: ‘Olha mamãe, os nomes dos estados estão escritos de forma errada’. Ou seja, é tão grosseiro que ele percebeu assim que olhou para o mapa”, relata a auxiliar administrativa.

A mãe ainda conta que chegou a folhear o resto do livro para ver se havia alguma brincadeira no material didático. “Dei uma olhada no resto para ver se aquilo era alguma pegadinha ou algo que fosse para chamar a atenção da criança, mas não era. O resto do livro está correto, o que não adianta nada porque são demais esses erros crassos em um livro destinado a ensinar crianças em uma fase crucial da alfabetização”, pontua.

Prefeitura
Em nota, a Secretaria Municipal de Educação de Jundiaí informou ao G1 que notificou imediatamente a editora responsável pela impressão dos livros didáticos, que assumiu total responsabilidade do problema, para que corrija os erros ortográficos e faça a impressão de  novas páginas para substituição no livro já nos próximos dias.

Compartilhar no FacebookCompartilhar no Google+Tweet about this on TwitterImprimir esta páginaEnviar por e-mail

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *