Palestra: Alfabetização baseada em ciências em ambiente virtual – 06-05-2021

No último dia 06 de maio, a convite da Abrale, a Profa Maria Regina Maluf proferiu palestra intitulada Alfabetização baseada em ciências em ambiente virtual.

Ao longo de duas horas, a professora pesquisadora das ciências cognitivas discorreu sobre a relação entre alfabetização e os modos de aprender. Segundo a professora, “ler é entender um sistema de sinais que nos permite grafar tudo que nós falamos”. Ela ressaltou que os profissionais ligados à alfabetização devem ensinar os sons das letras e a combinação desses sons para ensinar a ler e a escrever”.

Dirigindo-se especialmente ao público-alvo da palestra, a professora aconselhou os autores dos novos livros didáticos a ensinarem os alunos a ler palavras. “A gente aprende a imitar os sons da fala. Mesmo que sejam palavras inventadas.” Segundo a professora, autores e professores devem estudar outras teorias, não somente aquelas estudadas prioritariamente nas faculdades. “Não é justo ficarmos presos aos pioneiros, não podemos formar professores somente com as teorias do início do século XX. A educação precisa acertar os passos das pesquisas recentes. (…) Precisamos estudar como nosso cérebro funciona quando estamos aprendendo a ler e a escrever.”

A ABRALE agradece a participação da professora, sua presença enriqueceu imensamente a discussão sobre a produção de conteúdos didáticos e agregou conhecimento a todos que estão envolvidos nesse processo.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *