USP é a primeira universidade da América Latina a aderir à nuvem

Olhar Digital – 25 de março de 2013

Serviços já estão em funcionamento e abrangerão as áreas administrativa, educacional e científica

USP está aderindo à computação em nuvem. A universidade foi a primeira da América Latina a dar passos neste sentido, seguindo o modelo adotado em Harvard e no MIT. Os serviços abrangerão as áreas administrativa, educacional e científica da universidade.A implantação do sistema foi conduzida pelo Solve System, em parceria com a Citrix e permitirá que as unidades gerenciem suas atividades por meio de um portal com interface web.

A implementação será realizada em dois Datacenters e atende todas as unidades e áreas de ensino e pesquisa. A infraestrutura suporta os órgãos que centralizam os sistemas de computação da USP, divididos entre todas os campus da universidade, espalhados pelo estado de São Paulo.

“A adoção de meios eletrônicos em práticas pedagógicas presenciais é uma realidade que deve ser considerada diante de uma geração de estudantes nativos digitais”, afirma o reitor João Grandino Rodas.

O projeto começou a sair do papel em julho de 2012 e foi testada desde outubro do ano passado e já está em utilização para as atividades acadêmicas do ano letivo de 2013.

Compartilhar no FacebookCompartilhar no Google+Tweet about this on TwitterImprimir esta páginaEnviar por e-mail

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *