Só 16 escolas têm todos docentes formados na área que atuam

Fonte: Exame.com –  16 de janeiro de 2015

Apenas 0,1% das escolas brasileiras têm todos os professores formados na área que ensinam

De todas as mais de 14,7 mil escolas que participaram do Enem 2013, apenas 0,1% tem em seu quadro de docentes apenas professores que sejam graduados nas áreas em que lecionam.

Na prática, isso signifca que em apenas 16 escolas, os professores de matemática têm licenciatura em matemática, os de física em física, e assim por diante – ao contrário do que acontece nas outras 99,9%, onde é comum ver um professor formado em física dando aula de matemática, por exemplo.

Entre estas 16 escolas, 4 são estaduais. Todas abrigam menos de 200 alunos e apenas uma tem alunos de baixo nível socioeconômico.

Segundo um levantamento feito pelo movimento Todos Pela Educação, 52% dos professores do Ensino Médio de todas as redes de ensino do Brasil não são formados na disciplina que lecionam.

Quase a totalidade dos professores (95,3%) que lecionam as disciplinas obrigatórias do Ensino Médio têm curso superior e a grande maioria (77,9%) têm licenciatura, mas apenas 48,3% possui licenciatura específica para dar aulas nessas áreas do conhecimento.

Física é a disciplina com um dos menores percentuais de professores graduados, com apenas 19,2%.

Veja nas fotos quais são as 16 escolas que tem 100% de seus professores com licenciatura nas matérias que ensinam.

Compartilhar no FacebookCompartilhar no Google+Tweet about this on TwitterImprimir esta páginaEnviar por e-mail

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *