Robô ensina caligrafia para crianças em sala de aula do Japão

G1 –   30/07/2013

Máquina foi criada na Universidade Keio para alunos do fundamental.

Robô usa os mesmos gestos e pressão das mãos dos mestres calígrafos.

Robô ensina caligrafia para crianças nas salas de aula do Japão (Foto: Yoshikazu Tsuno/AFP)Robô ensina caligrafia para crianças nas salas de aula do Japão (Foto: Yoshikazu Tsuno/AFP)

Um robô desenvolvido pela Universidade Keio, no Japão, virou o professor de caligrafia de alunos do ensino básico. Programado para imitar as pinceladas dos mestres da arte milenar da escrita de kanjis, o robô é capaz de mostrar aos estudantes exatamente como os calígrafos mais experientes conseguem desenhar os símbolos com perfeição.

Segundo a agência de notícias France Presse, um workshop de ciências foi realizado com crianças do ensino fundamental nesta terça-feira (30), no campus da universidade em Yokohama no subúrbio de Tóquio, sob a supervisão do professor Seiichiro Katsura, que desenvolveu a máquina.

Durante o curso, os estudantes puderam, diretamente com o robô, recriar os trabalhos de mestres. Isso porque o robô é capaz de reproduzir não só os gestos necessários para as pinceladas precisas, mas também a quantidade de pressão necessária que os movimentos exigem das mãos do calígrofo. Para experimentar, basta segurar o pincel e seguir a movimentação programada pelo robô japonês.

Robô ensina caligrafia tradicional para crianças nas salas de aula do Japão. (Foto: Yoshikazu Tsuno/AFP)Aluno do fundamental participa de curso e aprende a escrever um kanji (Foto: Yoshikazu Tsuno/AFP)
Compartilhar no FacebookCompartilhar no Google+Tweet about this on TwitterImprimir esta páginaEnviar por e-mail

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *