Os melhores e os piores estados em matemática e português

Fonte: Exame Online – 19 de fevereiro de 2015

Levantamento feito pela ONG Todos Pela Educação mostra que estudantes brasileiros estão longe de atingir um conhecimento adequado nas disciplinas

Um levantamento feito pela ONG Todos pela Educação mostrou que os estudantes brasileiros estão longe de atingir um conhecimento adequado em português e matemática.

De acordo com o estudo, apenas 10,8% dos municípios brasileiros atingiram a meta de matemática proposta pela ONG para o 9º ano do ensino fundamental no ano de 2013.

A situação é um pouco melhor no caso de língua portuguesa. Segundo a ONG, 29,6% das cidades atingiram a meta proposta para esta disciplina no 9º ano. A análise é feita com base no desempenho dos alunos na Prova Brasil, realizada em 2013.

As metas propostas pela entidade têm como perspectiva o objetivo de que, até 2022, 70% dos estudantes brasileiros tenham aprendido o conteúdo adequado para o seu ano.

Dentre os estados, o Ceará foi o que teve a maior proporção de municípios dentro da meta em matemática para o 9º ano — foram 28,3%. Na outra ponta, Alagoas teve o pior resultado, com apenas 2% dos municípios.

O Distrito Federal é o último da lista, mas como tem apenas um município, não é possível sua inclusão na comparação.

Veja. nas fotos, o desempenho dos municípios de cada estado do país. Além dos dados sobre o 9º ano, também estão disponíveis as informações sobre o desempenho dos municípios no 5º ano do ensino fundamental.

O ranking foi organizado de acordo com desempenho em matemática no 9º ano. Nem todos os municípios foram avaliados. Poranto, para cada dado há a informação sobre o número de municípios analisados.

 

Compartilhar no FacebookCompartilhar no Google+Tweet about this on TwitterImprimir esta páginaEnviar por e-mail

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *