Os desafios da educação na era digital

Os alunos de hoje são muito diferentes daqueles de 20 anos atrás. As demandas da educação contemporânea estão em contínua de transformação. Num mundo de múltiplas alternativas de aprendizado e de distrações, os estudantes do século XXI exigem e buscam cada vez mais soluções digitais interativas.

Para não perderem o bonde da história nem caminharem na contramão das novidades, as escolas precisam se adequar a essas questões, como é o caso da criação de novas plataformas e metodologias de ensino. Por quê? Pois o quadro negro, livros e apostilas em papel já não chamam mais a atenção dessa juventude online full time, a qual tem como grandes companheiros e solucionadores das dúvidas e questionamentos os sites de buscas.

Por esse motivo, é preciso repensar a maneira de ensinar e introduzir novos atrativos na sala de aula que prendam a atenção desse jovem. Porém, não adianta simplesmente digitalizar o material e disponibilizá-lo em uma plataforma para leitura. Isso significaria subutilizar o potencial que essa ferramenta poderia oferecer, tornando-o um conteúdo complementar.

Como alternativa, as escolas estão recorrendo aos materiais didáticos digitais e interativos, que podem ser estudados por meio de aplicativos em tablets. Dessa forma, é possível ensinar lições teóricas com infográficos e vídeos que podem ser vistos num clique.

Esse método torna as aulas altamente sofisticadas e sobretudo dinâmicas. Ou seja, muito mais interessantes para os jovens. Sem contar que os estudantes não precisam carregar quilos e mais quilos de livros. Além de reduzir de maneira significativa o peso do material didático, esse equipamento é uma opção ecológica, porque não utiliza o papel em sua produção.

No entanto, não só a escola precisa se renovar. Os professores também devem se modernizar, pois são os responsáveis pela educação das novas gerações. Infelizmente, estão perdendo a sua relevância para a web. Isso tem que mudar. É fundamental que eles aprendam a lidar com os novos aparatos tecnológicos.

É fundamental entender que as novas ferramentas permitem ao professor poupar não perder tempo escrevendo no quadro ou tentando desenhar uma célula ou o sistema solar por exemplo. Isso significa ganho de qualidade também. Elas permitem que as aulas se aprofundem mais no assunto, abordando mais questões relevantes, respondendo a mais dúvidas e sugerindo um número maior de exercícios.

As novas tecnologias e a internet devem ser encaradas como aliadas da educação, que precisa acompanhar e beber na fonte dos avanços da era digital. Esse é o caminho que vão trilhar as escolas do futuro.

Compartilhar no FacebookCompartilhar no Google+Tweet about this on TwitterImprimir esta páginaEnviar por e-mail

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *