Governo anuncia novo presidente do Inep, responsável pelo Enem

Folha.com – SABER – 07/02/2012 – 10h54

Governo anuncia novo presidente do Inep, responsável pelo Enem

RENATO MACHADO
DE BRASÍLIA

O governo federal nomeou Luiz Cláudio Costa para a presidência do Inep, órgão ligado ao Ministério da Educação e responsável pelo Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

Em nova mudança, Mercadante substitui secretário do MEC
Mercadante anuncia mudanças em cargos do MEC

A nomeação foi publicada na edição desta terça-feira no Diário Oficial da União.

Luiz Cláudio Costa assume o cargo em substituição a Malvina Tuttman, que havia anunciado a sua saída do cargo no segundo dia da gestão de Aloizio Mercadante a frente do MEC.

O novo presidente do Inep já atuava no MEC desde janeiro do ano passado, quando foi nomeado secretário de Educação Superior do ministério. Costa também foi reitor da Universidade Federal de Viçosa.

A indicação de Costa para o Inep já era considerada certa desde a posse do atual ministro, há duas semanas. Ontem, ele chegou a participar de uma reunião para se apresentar à associação de funcionários do Inep.

Em seu novo cargo, Luiz Cláudio Costa vai precisar enfrentar alguns desafios, como melhorar o sistema de correção da redação do Enem –que provocou uma série de ações judiciais no início deste ano.

Outra missão será melhorar a aplicação do pré-teste, que foi onde foram copiadas as questões do Enem fornecidas a alunos do Colégio Christus, de Fortaleza (CE).

Costa também vai precisar tirar do papel as duas edições do exame. Sua antecessora chegou a anunciar a prova extra para os dias 28 e 29 de abril deste ano, mas sobrou o desgaste de cancelar o exame ao então ministro Fernando Haddad, dias antes de deixar o cargo.

Outro desafio é proporcionar vistas da prova de redação a todos os cerca de 4 milhões de candidatos do Enem. A medida está prevista em um termo assinado com o Ministério Público do Distrito Federal.

Compartilhar no FacebookCompartilhar no Google+Tweet about this on TwitterImprimir esta páginaEnviar por e-mail

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *