Estudantes mapeiam suas cidades e elaboram atlas digital de rios

Portal Aprendiz – 05/08/2013

Crianças fazem campanha pela proteção ao rio Potengi (RN).

O ano de 2013 foi declarado o Ano Internacional de Cooperação pela Água pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), que tem como objetivo chamar a atenção para a preservação dos recursos hídricos no mundo. Tomando isso como ponto de partida, o Portal Educacional convidou 524 turmas da educação infantil ao ensino médio, de 95 escolas de todas as regiões do Brasil para realizar uma pesquisa conjunta sobre os rios do país.

Cada turma deveria escolher um igarapé, curso d’água, riacho ou córrego que ficasse perto da sua escola para pensar sobre o passado, futuro e presente dos recursos hídricos de sua região. Em São Paulo (SP), crianças do Colégio Padre Moye projetaram um rio Tietê limpo daqui a 40 anos para que todos possam brincar. Já em Manaus (AM), estudantes do 3º ano do Colégio Martha Falcão realizaram uma campanha pela preservação do Igarapé do Mindu.

A iniciativa, batizada de “Nossa cidade, nossos rios” começou em março desse ano e pedia que os estudantes fizessem um levantamento histórico do curso d’água, fazendo entrevista com antigos moradores e produzindo textos e imagens. Na sequência, fizeram excursões até os rios e depois projetaram o que querem para o futuro, com maquetes, entrevistas, campanhas e reportagens.

Como resultado, surgiu um atlas digital com informações sobre 96 igarapés, córregos e rios de 40 cidades do Brasil. Todo o conteúdo foi criado por estudantes e pode ser acessado no Portal Educacional.

Compartilhar no FacebookCompartilhar no Google+Tweet about this on TwitterImprimir esta páginaEnviar por e-mail

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *