Escolas de tempo integral registram grande demanda

Fonte: Diário do Comércio (MG) – 22/05/2014

Conforme Censo da Educação Básica, divulgado recentemente pelo Ministério da Educação (MEC), 12% dos estudantes brasileiros do Ensino Fundamental estavam no horário integral

As Escolas com horário integral bateram recorde de matrículas no ano passado. O número de estudantes matriculados na modalidade, praticamente dobrou em 2013. Conforme Censo da Educação básica, divulgado recentemente pelo Ministério da Educação (MEC), 12% dos estudantes brasileiros do Ensino fundamental estavam no horário integral, correspondendo a 3.171.638 pessoas, ante aos 2.184.079, que cursaram a modalidade em 2012.

A expectativa do Plano Nacional de Educação (PNE) é que, até 2022, 50% das Escolas ofereçam o turno integral. As instituições de Ensino em Belo Horizonte já aproveitam o nicho de mercado para oferecerem novos serviços agregados.Há 10 anos, o Colégio ICJ tem o horário integral para crianças de 1 a 11 anos. De lá para cá, a Escola viu a demanda por vagas crescer 100%, em especial no ano passado, quando a lei das domésticas foi promulgada.

O crescimento da procura estimulou o colégio a ampliar o espaço físico, anexando uma nova unidade. “Investimos R$ 300 mil na adequação do espaço. O ambiente foi completamente adaptado para tornar o aprendizado lúdico e efetivo. Também nos preocupamos com os itens de segurança essenciais para essa faixa etária”, afirma o diretor administrativo da Escola Ademar Fabel.

A ampliação do espaço físico foi complementada para oferta de novos serviços agregados ao horário integral. A partir deste ano, o Colégio tem a formação bilíngue em inglês, numa parceria com a Rede Number One. “As crianças matriculadas no horário integral terão aulas e variadas atividades em inglês para se tornarem fluentes no idioma.

As aulas acontecerão diariamente com Professores do Number One. Somos pioneiros na oferta desse tipo de serviço de idiomas em Belo Horizonte. Hoje 10% do faturamento do Colégio é oriundo do horário integral. A expectativa é começar 2015 com 60% de crescimento desse índice”, observa Fabel.

As crianças matriculadas no horário integral do ICJ contam com diversas atividades como musicalização, brincadeiras ao ar livre, acompanhamento dos deveres de casa, atividades físicas ministradas pelo Minas Tênis Clube, gastronomia, refeições elaboradas por nutricionista, higiene corporal com banho e orientação para a escovação dos dentes. “Estamos formatando novos serviços para o horário integral a cada ano, atendendo as demandas dos pais e as necessidades educacionais das crianças. Não há dúvidas que esse horário será amplamente procurado nos próximos anos e, por isso, mantemos novos planos de expansão”, revela o diretor administrativo do ICJ.

 

 

Compartilhar no FacebookCompartilhar no Google+Tweet about this on TwitterImprimir esta páginaEnviar por e-mail

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *