Escola combate violência ao contratar docentes de artes

Portal Aprendiz –  Clipping – 30/09/13 –  do EcoDesenvolvimento

Uma escola no estado de Massachusetts, nos Estados Unidos, decidiu inovar para controlar o aumento da violência dentro das suas salas de aula: em vez de contratar seguranças, os diretores optaram por investir em professores de artes.

A escola Orchard Gardens foi considerada uma das cinco piores de Massachussets – os diretores, inclusive, chegaram a proibir que os alunos levassem mochilas, por medo deles entrarem na escola com armas escondidas.

A instituição aderiu ao programa Turnaround Schools em 2010, uma iniciativa do governo federal americano para recuperar escolas em dificuldade. Na nova fase, o professor Andrew Bott foi contratado para dirigir a escola e, logo que assumiu a função, tomou uma decisão corajosa: demitir grande parte dos funcionários de segurança e, com o dinheiro que sobrou, contratar professores de artes.

Segundo o novo diretor, o maior contato com as artes deixou os alunos mais motivados. Na escola, as paredes dos corredores viraram muros de exposição, os entulhos acumulados por anos a fio no estúdio foram retirados e deram espaço à aulas de dança e a orquestra voltou a tocar.

Em dois anos, a Orchard Gardens saiu do ranking das piores escolas públicas do estado para aparecer entre as melhores. A violência voltou a diminuir e o sucesso da nova gestão trouxe reconhecimento para a escola – um grupo de estudantes se apresentou na Casa Branca para o presidente Barack Obama (confira o vídeo abaixo, em inglês).

Compartilhar no FacebookCompartilhar no Google+Tweet about this on TwitterImprimir esta páginaEnviar por e-mail

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *