‘Enem traz dados valiosos para os pais’, diz especialista em educação

 postado em 06/08/2015  – Agência Estado

São Paulo, 06 – A cada ano, o Inep acrescenta uma informação contextual na lista das médias das escolas no Enem. Em 2014, as novidades foram o nível socioeconômico e a média dos 30 melhores alunos de cada escola. Agora, revelou o indicador de permanência de estudantes durante o ensino médio. Para o especialista em educação Alexandre Oliveira, da Meritt Informação Educacional, os dados são ferramentas valiosas para os pais.

“O MEC sinalizou que o tamanho da escola, os níveis socioeconômicos e as taxas de permanência são muito relevantes na comparação das escolas. É claro que escolas pequenas não são disponíveis para todos, então unidades com mais de 90 alunos são mais realistas”. Ele orienta os pais a “comparar escolas com os mesmos níveis socioeconômicos – e no mesmo Estado. Depois, é ver se ela está acima da média daquele grupo de escolas. Não basta apenas ver o ranking, é interessante olhar as médias por área e ver se em todas o colégio vai bem”.

Para o especialista, uma coisa importante é ir à escola no dia a dia e ver o funcionamento. Para identificar elementos que não estão no discurso do colégio, mas na prática: salas bem equipadas, com iluminação adequada, silenciosas, arejadas e com aulas sendo dadas. “Não existe uma escola 100% boa, mas a melhor para o seu filho”, resume. As informações são do jornal

O Estado de S. Paulo.

Compartilhar no FacebookCompartilhar no Google+Tweet about this on TwitterImprimir esta páginaEnviar por e-mail

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *