Educação é um setor para ser transformado e apresenta muitas oportunidades para empreender

ESTADÃO PME

Segundo gerente da Endeavor, empreendedor precisa de calma pois o retorno demora para aparecer

O quarto setor indicado pela Endeavor como promissor para quem pretende empreender é o da educação. “É um setor que vai ter muito incentivo, terá muita gente olhando e ao mesmo tempo terá muita competição. Ele ainda é muito regulado, mas é um setor para ser transformado”, afirma o gerente de busca e seleção da Endeavor, Luiz Manzano.

Segundo Manzano, o empreendedor precisa ter consciência que vai se envolver em um negócio de médio/longo prazo. “Você precisa construir uma credibilidade, uma reputação, ter resultados para mostrar a eficácia do negócio. O empreendedor precisa ter paciência porque os resultados vão demorar para aparecer”, completa.

O gerente da Endeavor pontua que o setor tem pouco incentivo e se a iniciativa privada não investir em educação, o País não vai crescer. “Por que uma China, uma Coreia conseguiram crescer? Porque eles formam muita gente, muito boa. Assim, eles conseguem não estrangular o crescimento do país. Acreditamos que o país acaba sendo tão bom quanto as pessoas que ele forma”, destaca.

Outro ponto de atenção para o empreendedor disposto a investir em educação é que, em geral, as pessoas não conseguem enxergar no longo prazo. E quem vai estudar, quer evoluir e espera um efeito imediato. “As pessoas pensam: se eu fizer o curso, o que eu vou ganhar?”, diz.

Manzano também citou três empresas em crescimento no setor. A primeira é a Prepara Cursos, uma rede de cursos profissionalizantes que busca formar pessoas para o primeiro emprego com carteira assinada.

O gerente da Endeavor também citou duas startups. A empresa Backpacker desenvolveu um jogo online que simula uma viagem por Nova York para ensinar inglês ao interagir com personagens. Já a Geekie oferece soluções educacionais para adequar o ensino ao perfil de cada aluno para que ele tenha um melhor aproveitamento.

Recentemente, os sócios do Veduca participaram do Encontro PME. O Veduca é uma plataforma online que oferece aulas em vídeo com professores de grandes universidades e tem como propósito democratizar a educação no Brasil com conteúdo gratuito.

Compartilhar no FacebookCompartilhar no Google+Tweet about this on TwitterImprimir esta páginaEnviar por e-mail

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *