Docente da UFJF será novo secretário de Educação Básica do MEC

Fonte: G1   05 de fevereiro de 2015

Informação foi divulgada pela UFJF na última quarta-feira (4). Nomeação deve ocorrer em duas semanas

O professor da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Manuel Palácios Cunha Melo, foi escolhido para ser o novo secretário de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC). A nomeação deverá ser publicada dentro de duas semanas no Diário Oficial da União (DOU), segundo a UFJF. Fundador e coordenador do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd/UFJF), ele entregará o cargo nesta sexta-feira (6).

Manuel Palácios tem 58 anos e faz parte do quadro de professores da Faculdade de Educação da UFJF, onde ingressou em 1991. Ele se formou em Engenharia de Telecomunicações pelo Instituto Militar de Engenharia (IME), é mestre em Ciência Política e tem doutorado em Sociologia, também pelo IME. Entre as linhas de pesquisa, estão avaliação e medidas educacionais e desigualdade de oportunidades educacionais. “A nomeação é fruto do trabalho desenvolvido na UFJF, no CAEd e na área de avaliação educacional e desenvolvimento tecnológico. Acredito que foi por conta desses trabalhos que fui convidado”, comentou.

Na Secretaria de Educação Básica (SEB), Palácios vai substituir Maria Beatriz Luce. Esta é a segunda nomeação feita pelo novo ministro da Educação Cid Gomes. A secretaria terá função estratégica nos próximos anos. “A secretaria lida com as redes municipais e estaduais. Queremos chegar às melhores soluções para a Educação Básica por meio de um entendimento com os estados e municípios”, destacou.

A Secretaria de Educação Básica é responsável pelo ensino infantil, fundamental e médio e é norteada pela Lei nº 9.394, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica e o Plano Nacional de Educação (PNE).

Compartilhar no FacebookCompartilhar no Google+Tweet about this on TwitterImprimir esta páginaEnviar por e-mail

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *