Conheça 5 tecnologias emergentes na educação

Universia – Fonte: Shutterstock – 06/06/2014 

A educação está sendo diretamente influenciada pela tecnologia. Se você não quer ficar para trás das últimas novidades, conheça 5 tecnologias emergentes

O futuro promete que a experiência com o aprendizado seja muito diferente do que a atual

A tendência é clara: cada vez mais, a tecnologia estará mais presente em nossas vidas. Isso inclui não só o entretenimento e trabalho, mas também na educação. Por isso, pessoas que trabalham nessa área devem estar preparadas para abraçarem essas tendências e melhorarem a experiência do aluno durante o aprendizado.

Uma das novidades mais presentes e que serão vistas em pouco tempo na educação são as flipped classroom, também conhecidas como sala de aula invertida. Neste conceito, os alunos não aprendem todo o conteúdo dentro de uma sala, e sim enquanto estão em casa, na frente de seus computadores. Ao invés de passarem horas entre quatro paredes absorvendo novas informações por meio dos professores, eles podem fazer a mesma coisa por meios diferentes, como vídeos e imagens, e de acordo com os seus próprios ritmos, em casa.

Além disso, utilizar softwares e programas para analisar as informações geradas pelo desempenho dos alunos é outra grande tendência na educação. Com esse tipo de técnica, é possível cruzar e fazer a análise de diferentes dados para chegar a conclusões mais eficazes. Por isso, ao pensar em mudar a técnica de ensino de um professor, por exemplo, as instituições podem analisar essas informações para criar planos que estejam mais de acordo com as necessidades de cada disciplina.

As impressoras 3D estarão presentes na educação nos próximos anos. Por meio delas, será possível criar protótipos e modelos de objetos importantes para a formação acadêmica dos alunos. Por exemplo: um estudante de História poderá imprimir no formato 3D um antigo fóssil. O contato direto com os assuntos teóricos será importante para uma melhor assimilação desse conteúdo.

Outra tecnologia que estará ligada a educação no futuro são os auxílios virtuais. Assim como já existem aplicativos de celulares e tablets que entendem o que está sentido dito em voz alta, no futuro, dúvidas em relação a conteúdos e exercícios poderão ser tiradas com o auxílio dessas tecnologias.

Por fim, o gamification é uma grande tendência no aprendizado. Assimilar informações e colocá-las a prova por meio de games e testes é uma maneira divertida, interativa e atrativa para os estudantes. Por isso, é provável que essas características estejam disponíveis em todas as disciplinas das escolas e universidades.

O futuro promete que a experiência com o aprendizado seja muito diferente do que a atual. Por isso, prepare-se desde já para essas novidades e descubra como elas poderão melhorar a educação.

 

Compartilhar no FacebookCompartilhar no Google+Tweet about this on TwitterImprimir esta páginaEnviar por e-mail

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *