Cinco benefícios da Educação musical infantil

Fonte: O Globo (RJ)  –  20 de agosto de 2015

Estudos científicos comprovam que a prática da música contribui para o desenvolvimento cerebral, aprimorando outras áreas acadêmicas nas crianças

Benefício em outras áreas
Segundo Carla Rincón, violinista do Quarteto Radamés Gnattali, correalizador do programa de educação musical “Brasil de Tuhu”, estudos científicos comprovam que a prática da música contribui para o desenvolvimento cerebral, aprimorando outras áreas acadêmicas nas crianças.

Asas à imaginação
O contato com a prática musical impulsiona a imaginação e abre um universo criativo na rotina da criança.E esse é um benefício que pode ser transportados a diversas áreas da vida e do conhecimento.

Ajuda a superar desafios
A música também contribui para o aprendizado da superação. Isso porque, segundo Carla, ultrapassar o medo e assumir riscos inerentes à prática musical proporcionam sentimentos de autogratificação, o que melhora a autoestima.

Aptidões sociais
A música ajuda no desenvolvimento de aptidões sociais, como criar metas em conjunto ou se esforçar para um interesse comum. Tais práticas são essenciais para a cidadania e podem ser abordadas com o exercício da música em conjunto.

Paciência
Por último, Carla lembra que o ensino da mpusica também estimula a paciência e a constância, dois valores importantíssimos no caminho de realizações. “Estudar um instrumento requer ambas virtudes”, diz.

Compartilhar no FacebookCompartilhar no Google+Tweet about this on TwitterImprimir esta páginaEnviar por e-mail

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *