Cada leitor com seu formato

PublishNews – 03/04/2013 – Iona Teixeira Stevens

Pesquisa da Bowker mostrou que um a cada 20 e-books comprados em 2012 foi adquirido para smartphones

Segundo uma pesquisa da Bowker, um em cada 20 e-books comprados em 2012 foi adquirido para serem lidos em smartphones, sendo que um em cada 12 foram comprados por motivos de estudo ou trabalho e um a cada 8 para serem lidos em trânsito ou viagens, de acordo com o site The Bookseller. A matéria mostrou que algumas editoras já estão se preparando para atender essa demanda, como é o caso da Virgin Books, que está criando e-books especificamente para serem lidos em aparelhos móveis.  O diretor editorial Ed Faulkner disse que o público alvo são pessoas acostumadas a usarem aplicativos, que não necessariamente são leitores frequentes, mas que com certeza possuem telefones móveis. É uma tendência que já está bem presente na China, onde estima-se que 25 milhões de pessoas leem apenas no celular.
O formato e device preferidos dos leitores é uma preocupação cada vez maior no mercado digital. Joe Wikert, das conferências TOC (O’Reilly), atentou para o fato recentemente em seu blog, mostrando que os leitores da O’Reilly preferem muito mais ler os arquivos no computador do que em devices – interessante ver que os tablets Androids estão bem à frente do iPad na preferência dos leitores. Eles também preferem o formato PDF a Epub e Mobi.

 

Compartilhar no FacebookCompartilhar no Google+Tweet about this on TwitterImprimir esta páginaEnviar por e-mail

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *