Aproveite o Twitter na sala de aula

Nova Escola  –  29 de August de 2013 

Captura de tela da conta oficial do Twitter

Um levantamento feito anualmente por um centro internacional coloca o Twitter como a ferramenta digital mais utilizada para o aprendizado. A rede social funciona como um microblog: os usuários podem postar mensagens de até 140 caracteres. Na rede, é possível seguir amigos, conhecidos, especialistas, celebridades e acompanhar o que eles têm publicado também.

É provável que muitos dos seus alunos estejam na rede social e utilizá-la nas aulas pode ser uma boa maneira de engajá-los. Listamos aqui embaixo três possíveis maneiras de utilizá-la. Se você tiver feito algum trabalho diferente ou tem alguma ideia sobre como utilizá-la, conte pra gente nos comentários!

1. Contar histórias, ou melhor, micro histórias

Os microcontos – historinhas contadas com pouquíssimas letras – são um dos mais interessantes gêneros que, literalmente, cabem no Twitter. Vale a pena mostrar para a garotada alguns exemplos (veja aqui alguns exemplos) e desafiá-los a criar suas próprias histórias.

2. Revisar e corrigir textos de celebridades

Nas últimas semanas, uma escola de inglês propôs aos alunos que sugerissem correções aos seus ídolos quando eles escorregassem na gramática no microblog (de uma maneira simpática e educada, é claro!). A iniciativa ganhou repercussão até em sites internacionais. Pra quem ficou curioso, vale dar uma olhada em alguns dos posts feitos pela meninada (em inglês).

3. Checar o que as pessoas pensam sobre algum assunto

Como muita gente passa o dia inteiro tuitando tudo o que pensa, o espaço pode ser útil para a turma conhecer a opinião dos usuários sobre algum assunto recente que esteja sendo tratado em sala de aula. Para isso, vale usar a página de buscas do serviço ou o aplicativo Topsy, que permite filtrar os resultados por idioma e período do tweet.

Professores, vocês já usaram o Twitter em sala de aula? Tem dúvidas sobre como usar o microblog? Postem nos comentários! (E não esqueçam de seguir NOVA ESCOLA lá!)

Compartilhar no FacebookCompartilhar no Google+Tweet about this on TwitterImprimir esta páginaEnviar por e-mail

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *