Ministro da Educação decide manter presidente do Inep

Folha de São Paulo – FLÁVIA FOREQUE – DE BRASÍLIA – 24/02/2015  

O atual presidente do Inep, Chico Soares, permanecerá à frente do instituto na gestão Cid Gomes (Educação). O órgão é o responsável pela elaboração e aplicação do Enem, principal porta de entrada para as universidades federais.

Segundo a Folha apurou, a manutenção no cargo foi confirmada na segunda-feira (23), após reunião entre Soares e o titular do MEC. Desde que assumiu a pasta, em janeiro deste ano, Gomes fez uma única alteração: o ex-governador do Ceará escolheu para a presidência do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) o então secretário-adjunto da secretaria de educação do Estado, Idilvan Alencar (Pros).

Também está prevista a troca de comando na secretaria de educação básica, com a escolha do nome de Manuel Palácios, professor da UFJF (Universidade Federal de Juiz de Fora). A nomeação, entretanto, ainda não foi publicada no Diário Oficial da União.

Chico Soares assumiu a presidência do Inep em fevereiro do ano passado, na gestão do ministro Henrique Paim. Professor aposentado da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e especialista em avaliações, ele detalhou as informações sobre as escolas da rede pública com resultados do Ideb (indicador de qualidade da educação básica).

Sob seu comando, o Inep passou a divulgar, além da média dos alunos, informações sobre formação dos professores e nível socioeconômico dos alunos avaliados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *