1 em cada 3 professores tem problemas para lidar com alunos, indica levantamento

Fonte: iG  – 14 de abril de 2015

Pesquisa foi feita com cerca de 500 professores das redes pública e privada em 11 estados e no Distrito Federal

Ainda que qualificados, os professores revelam não se sentirem preparados para o cotidiano da sala de aula. Em um levantamento feito pelo grupo de educação MindGroup, 68% dos docentes dizem ter alguma dificuldade de vínculo com seus alunos e 1 em cada 3 professores afirmam ter alto nível de dificuldade nessa relação.

O estudo foi feito com cerca de 500 professores das redes pública e privada de 11 Estados brasileiros e do Distrito Federal.

Na rede pública, os professores estão pouco motivados. O estudo apontou que cerca de 74% dos profissionais da rede pública mostraram traços de desmotivação e ansiedade.

“O professor sofre pressões de cobrança das instituições, transferência de responsabilidades das famílias, tem escassas ferramentas de suporte e baixo investimento em programas de engajamento e formações mais práticas. Isso faz com que os educadores se sintam despreparados, desamparados e desmotivados, o que pode impactar na implementação de uma aula com maior nível de qualidade”, afirma a psicóloga Anita Abed, uma das responsáveis pelo estudo.

Apesar de 66% dos profissionais terem especialização e 13% terem mestrado ou doutorado, cerca de 40% deles disseram ter dificuldades em aplicar o conhecimento em sala de aula. Na rede pública, o retrato foi pior: 7 em cada 10 professores afirmaram ter alguma dificuldade no planejamento de aulas.

O estudo reuniu dados de escolas em Alagoas, Bahia, Brasília, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa
Catarina, São Paulo e Sergipe. Foram ouvidos profissionais de 186 escolas.

 

Compartilhar no FacebookCompartilhar no Google+Tweet about this on TwitterImprimir esta páginaEnviar por e-mail

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *